A VERDADE NA INTERNET

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023


Javier Gerardo Milei


     Javier Milei: quem é o polêmico presidente eleito da Argentina.

     Líder do partido La Libertad Avanza e autodenominado "anarcocapitalista", Milei propõe o fechamento do Banco Central argentino, a legalização da venda de órgãos humanos e a dolarização da economia.

     Nome completo:                Javier Gerardo Milei.

     Data de nascimento:            22 de outubro de 1970.

     Local de nascimento:          Buenos Aires, Argentina.

     Profissão:    Economista, escritor, professor e político.

     Partido político:                  Avanza Liberdad (2020-2021), La Liberdad Avanza (2021-atual).

     No dia 19 de novembro, Javier Milei venceu o então ministro da Economia, Sergio Massa, candidato governista, no segundo turno da eleição presidencial argentina mais acirrada dos últimos tempos.

     Líder do partido La Libertad Avanza e autodeclarado “anarcocapitalista”, o economista e novato na política é conhecido por suas ideias e declarações polêmicas, como o fechamento (ou “dinamitar”, em suas palavras) do Banco Central, a legalização da venda de órgãos humanos, a criminalização do aborto e o fim da educação obrigatória. Além disso, ele faz declarações controversas negando o aquecimento global e distorcendo a atual situação econômica argentina.           Milei chegou a afirmar que os indicadores sociais da economia do país estão piores hoje do que em 2001, ano em que o desemprego no país era quase três vezes maior do que o atual.

     Antes de entrar para a vida política em 2021, Milei já era conhecido pelo público devido à sua atuação como comentarista televisivo – e por fazer parte de uma banda cover dos Rolling Stones. Apesar de ser classificado como um candidato de extrema-direita, alguns de seus posicionamentos causam surpresa dentro dos padrões conservadores, como a defesa do casamento gay, por exemplo.

     Quem é Javier Milei?

     Javier Gerardo Milei nasceu em 22 de outubro de 1970 em Buenos Aires. Ele é filho de um motorista de ônibus e de uma dona de casa. Criado em um ambiente doméstico violento, ele só se reaproximou de seus pais durante a pandemia, conforme relatado pelo noticiário argentino. Sua irmã Karina, coordenadora de sua campanha presidencial, é sua colaboradora mais próxima.

     Apesar das limitações financeiras, Milei, que já foi goleiro do Chacarita Juniors nas categorias de base, formou-se em Economia pela Universidade de Belgrano e obteve dois mestrados na área. Além de sua carreira acadêmica, na qual lecionou por mais de 20 anos, ele também trabalhou como consultor para grandes grupos financeiros, como o HSBC, e para figuras proeminentes no meio empresarial, como Eduardo Eurnekian, um dos homens mais ricos da Argentina e principal nome da Corporación Americana Internacional.

     Primeiras aparições na mídia e início da vida política.

     Em 2017, Milei lançou o programa “Demoliendo Mitos”, transmitido no YouTube e em uma rádio. Com um conteúdo anticorrupção repleto de ataques agressivos a políticos, ele já dava indícios de suas ambições eleitorais. Embora sua audiência não tenha atingido níveis de influenciadores famosos, Milei chamou a atenção de emissoras de televisão e passou a participar de programas de variedades em horário nobre na TV argentina.

     Essas aparições envolviam debates com convidados variados, incluindo empresários, políticos, jogadores de futebol e celebridades de diversos nichos. Foi em um desses programas que ele compartilhou detalhes sobre sua infância difícil e o distanciamento que manteve de seus pais na vida adulta.

     Com o tempo, o estilo de “personagem à la Trump” que ele construiu se tornou mais extremo, o que o colocou em destaque no debate público. Em 2021, foi eleito deputado federal, ganhando destaque por suas declarações provocativas, frequentemente direcionadas ao kirchnerismo e ao Juntos por el Cambio, as duas principais forças políticas argentinas recentes.

     Seu discurso rígido em relação à violência também o aproxima da extrema direita. Isso encontra ressonância com a classe média, especialmente devido ao aumento da insegurança na Argentina, algo que não era tão comum até pouco tempo atrás.

     Corrida presidencial

     Milei começou a surpreender ao vencer as eleições primárias da Argentina, em agosto, com 30% dos votos (as pesquisas previam menos de 20%).

     Ele ficou em segundo lugar no primeiro turno, no fim de outubro, mas levou a melhor na segunda etapa da votação. Segundo dados oficiais apurados ainda na noite do dia 19 de novembro, Milei teve 55,78% dos votos (aproximadamente 14 milhões, contra 44,21% de Sérgio Massa, que obteve 11,1 milhões de votos.

     O resultado não foi conquistado da noite para o dia.    Milei começou a ganhar visibilidade na mídia argentina a partir de 2018, quando intensificou seu discurso liberal, que ele costuma chamar de “libertário”.

     Dois anos depois, em 2020, o novato deu o passo que impulsionou definitivamente sua carreira política: anunciou sua candidatura à presidência argentina em 2023. Com isso, garantiu duas cadeiras na Câmara para o seu partido La Libertad Avanza, já que sua candidata a vice, Victoria Villarruel, também foi eleita deputada nacional.

     Na esfera econômica, Milei é ultraliberal. Durante a campanha, afirmou que pretende adotar a dolarização na Argentina, privatizar empresas estatais, cortar gastos governamentais e eliminar verbas rescisórias trabalhistas para reduzir os custos do setor privado.   Nas redes sociais, ele faz referência à “poda” na administração pública, incluindo a redução de 10 dos 18 ministérios argentinos, e ilustra isso dançando com uma motosserra.

 

     Comentário:

     A Argentina e a Grécia estão no mesmo patamar da falência política internacional por causa dos políticos internos desses países que só souberam roubar o governo e o povo. Os políticos desses dois países foram venais e a corrupção se generalizou, a desgraça do mundo está na corrupção.

     A Argentina vem recebendo bilhões e bilhões de dólares do FMI e os corruptos não aplicam em nada só devoram esses dinheiros para o seu próprio bem estar.

     E os banqueiros internacionais aplaudindo, quanto mais o país se afunda em empréstimos mais os banqueiros ficam de posse do país e quem sofre com toda essa corrupção é o povo que não sabe votar, ficam na miséria social e morrem de fome. Enquanto o povo votar em candidatos neoliberais estão votando contra si mesmos, pois, esses candidatos ao chegar no poder só vai governar para os banqueiros e empresários nacionais e internacionais. Vejam o presidente da Argentina está dando o golpe de misericórdia ao povo argentino, em vez de governar para o povo e para acabar com a inflação esse presidente está elevando a inflação as alturas, está indo na contramão da governabilidade política, econômica e financeira.    Enquanto os políticos apertam o cinto do povo, os dos deles, estão folgados e zombando desse povo que não sabe votar. Se a inflação e toda crise política do país atingissem os políticos, a coisa seria outra.

     Um presidente argentino que diz tantas asneiras não deveria ser presidente nem na China. O povo tem o presidente que merece.

 

Ernani Serra

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=ARGENTINA

 

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/04/100428_entendagrecia_ba#:~:text=A%20crise%20financeira%20da%20Gr%C3%A9cia,acabem%20seguindo%20pelo%20mesmo%20caminho.

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=neoliberal

 

https://www.google.com.br/search?q=quanto+a+argentina+recebeu+do+fmi+hoje&sca_esv=593987521&sxsrf=AM9HkKmcfIbrZP0edShFHI7HCWNxh4tgzg%3A1703685461904&source=hp&ei=VS2MZZ-TNJ_Y1sQP95uS4Ao&iflsig=AO6bgOgAAAAAZYw7Zdjrakyxfae5xYoyvmE8EVUf-x0s&oq=Quanto+a+Argentina+recebeu+do+FMI&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IiFRdWFudG8gYSBBcmdlbnRpbmEgcmVjZWJldSBkbyBGTUkqAggAMgUQIRigATIFECEYoAEyBRAhGKABSOzHAVDfG1jQgwFwBXgAkAEBmAHZAqABzyyqAQgwLjM2LjAuMbgBAcgBAPgBAagCCsICBxAjGOoCGCfCAgoQIxiABBiKBRgnwgIEECMYJ8ICChAAGIAEGIoFGEPCAgsQABiABBixAxiDAcICERAuGIAEGLEDGIMBGMcBGNEDwgIFEAAYgATCAg4QABiABBiKBRixAxiDAcICEBAAGIAEGIoFGEMYsQMYgwHCAgcQABiABBgKwgIHEC4YgAQYCsICDRAAGIAEGIoFGEMYsQPCAgQQABgDwgIIEAAYgAQYsQPCAggQIRgWGB4YHcICChAhGBYYHhgPGB3CAgYQABgWGB4&sclient=gws-wiz#ip=1

 

Pensamento: Talvez a grama do vizinho seja mais verde porque ele cuida do que é dele e não do que é dos outros.

 

Ana Maria Braga