A VERDADE NA INTERNET

quinta-feira, 8 de julho de 2021

         


ÔNIBUS DE JOGADORES TOMBA NO PARANÁ

 

     Pela filmagem a responsabilidade do desastre recai sobre a engenharia, isso é, se realmente estiver como se vê na perspectiva do vídeo.

     Pelo vídeo se vê que a curva é bem acentuada e está em descida que deveria ter uma faixa da BR em aclive quando na verdade parece estar essa faixa em declive facilitando o tombamento do ônibus pela força centrífuga que empurrou o ônibus para fora da pista da BR.

     O ônibus estava com certa velocidade acima do desejado principalmente naquela curva fechada e em declive.

     Se realmente essa faixa na curva está em declive esse engenheiro deveria voltar para faculdade para estudar mais. Todas as curvas tem que ter certo aclive para manter os veículos em estabilidade e evitar acidentes como o que aconteceu no Paraná.

     O motorista também cometeu um ato de irresponsabilidade quando entrou naquela curva com certa velocidade acima do desejado, com um ônibus que tem uma altura não compatível com sua largura e, portanto fácil de tombar pela força centrífuga e para piorar a situação de desastres o ônibus estava em sentido de descida na pista que facilitou ainda mais o ocorrido pela força do corpo em queda (declive).   

     Para que um veículo mantenha uma trajetória sem derrapar, a força de atrito tem de equivaler a força centrífuga que é sentida no veículo e nos seus ocupantes, quando se descreve uma curva. A força centrífuga é a força que impele a massa em movimento de circular para o exterior da curva.

     A força centrípeta é a pressão sobre um corpo exercido num movimento circular. Isso quer dizer que esse tipo de força puxa o corpo para o centro da trajetória, ou seja, é o inverso da força centrífuga, a qual empurra para fora.

     Tem que haver responsáveis pelas vidas fatais e pelas pessoas acidentadas no desastre desse ônibus e também, corrigir os erros na curva em declive para aclive para manter os veículos seguros na pista. A maior parte desses desastres é por causa das faixas em declive jogando o ônibus para fora da pista, ou em abismo quebrando as muretas de cimento armado, ou tombando.

 

Ernani Serra

 

https://www.youtube.com/watch?v=eZzXfG7I3bw

 

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2021/07/08/onibus-com-22-passageiros-tomba-e-deixa-dois-mortos-no-parana.htm

 

Pensamento: A ambição e a mediocridade é a causa dos desastres.

 

Ernani Serra