A VERDADE NA INTERNET

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

 


ISSO É GENOCÍDIO

 

     Após garimpo em massa, mercúrio no organismo de moradores do rio Madeira é 3 vezes maior que limite admissível.

     Laudo da Polícia Federal atestou que ribeirinhos estão consumindo água e/ou alimentos contaminados e concentrando o metal pesado nos seus tecidos.

     15/12/2021 14h25  Atualizado há 20 minutos.

     Dragas ainda atuam em exploração ilegal de ouro no rio Madeira, no interior do Amazonas.

     Amostras de cabelo detectaram que moradores da região do rio Madeira, no Amazonas, possuem contaminação por mercúrio até 3 vezes superior ao limite máximo considerado como "admissível" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

     A região foi invadida por garimpeiros no mês passado, para exploração ilegal de ouro. Centenas de balsas e dragas operaram, por cerca de 15 dias, em um único ponto do rio Um laudo pericial da Polícia Federal, obtido pelo Jornal Hoje, apontou dados preliminares dos estragos causados pela atividade.

     Na primeira fase da operação Uiara, a Polícia Federal prendeu 3 garimpeiros e destruiu 131 balsas. Os agentes também coletaram material das balsas, da água do rio Madeira, cabelo da população ribeirinha e folhas.

     VÍDEO: Balsas usadas para garimpo ilegal no AM são construídas na orla de Manaus.

     REDES SOCIAIS: Garimpeiros mostram funcionamento das dragas e o ouro extraído.

     GARIMPO ILEGAL: 'Vai prejudicar nosso peixe cada vez mais', diz ribeirinha que sobrevive da pesca no rio Madeira.

     Além da alta contaminação das pessoas que vivem por lá, o nível de mercúrio na água é de 15 a 95 vezes superior ao aceitável como máximo para consumo e uso recreativo.

Ribeirinha sobrevive através da pesca no rio Madeira, região invadida por garimpeiros. Dragas atracam no Rio Madeira, próximo ao município de Autazes.

     Prefeitos do AM viajam a Brasília com garimpeiros para discutir exploração de ouro no Rio Madeira.

     Mercúrio usado em garimpo no rio Madeira causa lesões nos órgãos de quem se alimenta todos os dias por peixes contaminados.

     Na conclusão do relatório, o perito do setor Técnico-Científico da Superintendência da PF no Amazonas afirmou que, dos materiais analisados, 85% apresentaram indícios de contaminação pelo elemento mercúrio.

     As amostras de água e sedimento demonstram forte indícios de contaminação ambiental e confirmar o lançamento dos contaminantes a partir de balsas.

     "Esses resultados preliminares, dessa parte do rio Madeira, próximo a foz, são extremamente alarmantes. Infelizmente eles corroboram a nossa desconfiança técnica já em função de todas as décadas que o rio é submetido a esse garimpo ilegal, sem o menor controle em relação ao lançamento de resíduos, principalmente mercúrio, e esses resultados corroboraram os nossos maiores temores”.

     Dragas e balsas atracaram no meio do rio Madeira, no Amazonas, para exploração ilegal de ouro.

     O laudo atestou, também, que as populações ribeirinhas estão consumindo água e/ou alimentos contaminados e concentrando nos seus tecidos o metal pesado. Ou seja, o potencial de contaminação da atividade é extremamente elevado.

     A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizam, nesta quarta-feira (15/12), a segunda fase da operação Uiara, para combater o garimpo ilegal na região.

     Comentário:

     O ouro e o seu valor não compensa a devastação do meio ambiente no solo e subsolo, na água e no ar. A cada 1 kg de ouro produzido, 1,3 kg de mercúrio é emitido para o meio ambiente. Para cada tonelada de ouro extraída, aproximadamente três milhões de toneladas de terra têm que ser movidos e milhares de árvores devastadas pela ambição do homem. O pior de tudo é que, esse ouro não chega aos cofres da União, são contrabandeados por piratas internacionais e o Brasil fica a cada dia mais pobre.

     Além disso, a extração de ouro põe em andamento uma bomba-relógio. Rocha tratada com cianeto forma no ar, vapores de ácidos que se distribuem no ar e caem no solo e subsolo através das chuvas e por muito tempo. Mais cedo ou mais tarde, as águas subterrâneas (aquíferos) ameaçam ser contaminadas. Outro procedimento é a extração de ouro da areia dos rios, na maioria das vezes através de mercúrio. Este se junta ao pó de ouro e forma assim uma liga metálica. Para extrair o ouro puro, esta ligação é aquecida e o mercúrio evapora-se. Com isso, os vapores tóxicos chegam ao ar e aos rios sem ser filtrados. Adicionalmente, metais pesados como arsênio, chumbo, cádmio e mercúrio são libertados. Cada ano, aproximadamente 100 toneladas de mercúrio são tiradas somente no Rio Amazonas.

     Os níveis de mercúrio que foi encontrado nas águas do Rio Madeira foram de 15 a 95 vezes superior ao aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

     O IBAMA apreendeu em Joinville-SC 430 kg de mercúrio importado em 2018 que iria para os garimpos de ouro do Amazonas.

     Enquanto os bandidos levam todo o ouro do Brasil só deixam para os brasileiros as doenças, os venenos e uma destruição ambiental. Temos um país rico e um povo pobre e miserável, porque os políticos são bandidos e coniventes com o genocídio desse povo sem eira nem beira.

     Os governos anteriores e o atual são coniventes com essa devastação ambiental, (são governos do faz de conta), na verdade são os demolidores do futuro, fazem de contas que estão contra as mineradoras e os garimpeiros, mas na verdade estão deixando e querendo que essas aves de rapinas levem tudo do Brasil deixando o país e a nação na miséria total.

     O que estão praticando no Amazonas é um genocídio, estão envenenando os índios e a população ribeirinha sem falar na contaminação da população de Manaus através dos rios, mares e pescados. Os rios contaminados por mercúrio desembocam nos mares e contaminam toda biodiversidade marítima.

 

Ernani Serra

 

https://imazon.org.br/impactos-da-garimpagem-de-ouro-na-amazonia-n-2/

 

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2021/03/por-dentro-da-capital-do-garimpo-ouro-ilegal-da-amazonia

 

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/02/ibama-apreende-430-kg-mercurio-destinados-ao-garimpo.shtml

 

https://www.google.com.br/search?q=Pol%C3%ADcia+Federal+descobre+que+o+rio+Madeira+tem+de+15+a+95+de+merc%C3%BArio&source=hp&ei=Byi6Yf3UEMy_5OUPqNaK6A4&iflsig=ALs-wAMAAAAAYbo2F_HatJOzRX0u3v3oYlp0DqtDNY7n&ved=0ahUKEwi99KOqrOb0AhXMH7kGHSirAu0Q4dUDCAc&uact=5&oq=Pol%C3%ADcia+Federal+descobre+que+o+rio+Madeira+tem+de+15+a+95+de+merc%C3%BArio&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAM6CwgAEIAEELEDEIMBOggILhCABBCxAzoICAAQgAQQsQM6CAguELEDEIMBOgsILhCABBCxAxCDAToLCC4QgAQQxwEQowI6BQgAEIAEOhAIABCABBCxAxCDARBGEIACOgQIABBDOgQILhBDOg4ILhCABBCxAxDHARCjAjoKCC4QxwEQrwEQQzoHCAAQsQMQQzoLCC4QgAQQxwEQrwE6CAgAEIAEEMkDOgYIABAWEB46CAgAEBYQChAeOggIIRAWEB0QHjoFCCEQoAE6BwghEAoQoAFQAFipmgNgv6IDaARwAHgBgAGwA4gBu36SAQswLjM4LjI4LjEuNpgBAKABAbABAA&sclient=gws-wiz

 

https://www.google.com.br/search?q=Merc%C3%BArio+no+rio+Madeira+em+MANAUS&source=hp&ei=jSe6YcjfO_Oz5OUPq-uJoAw&iflsig=ALs-wAMAAAAAYbo1nqER6TVkdL8Wg2Fn9AuIaXqiv_ct&ved=0ahUKEwiI2rjwq-b0AhXzGbkGHat1AsQQ4dUDCAc&uact=5&oq=Merc%C3%BArio+no+rio+Madeira+em+MANAUS&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQgAEM0COgUIABCABDoICAAQgAQQsQM6BQgAELEDOgsIABCABBCxAxCDAToICC4QsQMQgwE6BQguEIAEOg4ILhCABBCxAxDHARDRAzoOCC4QgAQQsQMQxwEQowI6CAguEIAEELEDOg4ILhCxAxCDARDHARCjAjoRCC4QgAQQsQMQgwEQxwEQ0QM6CwguEIAEELEDEIMBOggIABCABBDJAzoICAAQsQMQgwE6AggmOgYIABAWEB46CAgAEBYQChAeOggIIRAWEB0QHjoFCCEQoAE6BwghEAoQoAFQAFj1rAFg_MIBaANwAHgCgAGpBYgBjD-SAQ0xLjIwLjE1LjAuMS4xmAEAoAEBsAEA&sclient=gws-wiz

 

Pensamento: Quando a ambição toma conta da mente, a humanidade padece seus efeitos danosos.

 

Ernani Serra