A VERDADE NA INTERNET

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

 


GARANTIA DA LEI E DA ORDEM (GLO)


     GLO: entenda o que é a operação para Garantia da Lei e da Ordem.

     Legislação permite que o presidente da República acione as Forças Armadas em casos de esgotamento das tropas de segurança pública e perturbação da ordem.

     Tropas das Forças Armadas ocupam as ruas de comunidade para garantir a segurança (Ministério da Defesa).

     A GLO (Garantia da Lei e da Ordem) é uma operação militar que permite exclusivamente ao presidente da República convocar as Forças Armadas nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.

     As missões de GLO só são realizadas após ordem expressa do chefe do Poder Executivo. De acordo com o artigo 142 da Constituição Federal, a Lei Complementar 97 de 1999 e o decreto 3.897 de 2001, aos militares é concedida provisoriamente a atuação com poder de polícia até que a normalidade seja restabelecida.

     A legislação prevê que as ações sejam em uma área restrita e por tempo determinado. O objetivo é a preservação da ordem pública, a integridade da população e do patrimônio e o pleno funcionamento das instituições.

     Segundo a legislação, “as Operações de Garantia da Lei e da Ordem caracterizam-se como operações de ‘não guerra’, pois, embora empregando o Poder Militar, no âmbito interno não envolvem o combate propriamente dito, mas podem, em circunstâncias especiais, envolver o uso de força de forma limitada”.

     O presidente pode decidir acionar as tropas das Forças Armadas após pedido de governadores ou ainda de presidentes dos demais Poderes constitucionais. Nas operações de GO, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica poderão atuar de forma conjunta ou individual.

     Com a intenção de padronizar as normas e rotinas das operações, em 2014, foi publicado pelo Ministério da Defesa um Manual de GLO. O documento reúne os protocolos para abordagens e revista de cidadãos, estatísticas, além de dados históricos, operacionais e de custo.

     Na prática

     As Forças Armadas já foram acionadas em operações de pacificação em comunidades, como no Rio de Janeiro. Também no Rio Grande do Norte e no Espírito Santo para garantir a segurança pública nas ruas.

     Em grandes eventos como a Copa do Mundo do Brasil em 2014, Copa das Confederações da FIFA e nos Jogos Olímpicos no Rio em 2016, as tropas foram mobilizadas em missões de GLO. O mesmo ocorreu na visita do papa Francisco ao país na Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

     Outra possibilidade de atuação da GLO é para assegurar a lisura de processos eleitorais em determinados municípios sob risco de perturbação da ordem.

     Comentário:

     A GLO foi acionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para impedir que os traficantes e milicianos continuassem com a baderna nas ruas com incêndios de ônibus e outras atividades criminosas, como parar com o tráfico de drogas nos Estados: do Rio de Janeiro, São Paulo, e Santos.

     Essa operação é um faz de conta que está combatendo o tráfico de drogas e as badernas nas ruas.

     As três Forças Armadas foram acionadas para proteger os Estados contra o contrabando de drogas, da seguinte maneira: O Exército Brasileiro foi operar nas fronteiras, a Marinha do Brasil foi fazer a operação na Bahia de Guanabara e em águas litorâneas, a Aeronáutica foi designada para operar nos portos e aeroportos do Rio, São Paulo, e Santos.

     Tudo isso não passa de enganação ao povo, porque nessas alturas dos acontecimentos o narcotráfico vai direcionar os contrabandos para outros Estados que não tem a vigilância das Forças Armadas.

     Tudo isso não passa de um carnaval, pois essa operação não vai dar em nada, só vai transferir o narcotráfico para outros Estados do Brasil e depois a GLO vai atuar até maio de 2024 depois disso, tudo está liberado para os traficantes. Se o governo tivesse o interesse de acabar com o tráfico de drogas teria que a Polícia Federal, e as Forças Auxiliares operassem de maneira permanente e não provisória como a GLO.

     Da seguinte maneira: Se houvessem mesmo interesse das autoridades para combater as drogas, deveriam primeiro combater as plantações das ervas malditas e tomando as terras de quem às plantassem pois já existe uma lei que garante o confisco de terras que plantam ervas entorpecentes como a maconha. Segundo, uma fiscalização nas fronteiras por 24 horas de maneira permanente e postos avançados das polícias por 24 horas nas BRs federais, estaduais e municipais, e por último uma fiscalização permanente nos aeroportos e portos, e uma fiscalização aérea pela Aeronáutica impedindo o tráfico de aviões com drogas e o Exército e a Marinha na fiscalização hidrográfica, uma verdadeira operação de guerra em todo território brasileiro contra o narcotráfico, aí sim, acabava com as drogas, os vícios e viciados, e também, uma fiscalização e apreensão de laboratórios clandestinos de drogas sintéticas nacionais e internacionais impedindo a distribuição e venda de drogas nas periferias urbanas e nas baladas funks. É preciso prender os tubarões do narcotráfico e não os peixinhos, viciados; sem drogas não há vícios e nem viciados. Só que, as autoridades políticas do Brasil não tem coragem de exterminar com as drogas no mercado, porque os narcotraficantes são poderosos e estão entre os políticos e dentro da sociedade como pessoas de moral ilibado.

 

Ernani Serra

 

https://www.google.com.br/search?q=38+%C3%B4nibus+queimados+pelos+milicianos&sca_esv=579969189&sxsrf=AM9HkKl22ZL8gZzh-5dPKiOifgdfyyewtQ%3A1699325273848&source=hp&ei=WaVJZZLvMMHM1sQP8J2GwAo&iflsig=AO6bgOgAAAAAZUmzaTflwypTzZlwcY_xkiGvd4m57LIT&ved=0ahUKEwjS_7X677CCAxVBppUCHfCOAagQ4dUDCAo&uact=5&oq=38+%C3%B4nibus+queimados+pelos+milicianos&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IiUzOCDDtG5pYnVzIHF1ZWltYWRvcyBwZWxvcyBtaWxpY2lhbm9zMgUQABiiBEi5owJQ8IgBWP2EAnACeACQAQCYAcEBoAG6L6oBBDAuMze4AQPIAQD4AQGoAgrCAgcQIxjqAhgnwgILEAAYgAQYsQMYgwHCAgsQLhiABBixAxiDAcICCxAuGIAEGLEDGNQCwgILEAAYigUYsQMYgwHCAggQABiABBixA8ICBxAAGIoFGEPCAgUQABiABMICChAAGIoFGLEDGEPCAgIQJsICBhAAGBYYHsICCBAhGBYYHhgdwgIFECEYoAE&sclient=gws-wiz#ip=1

 

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/10/29/prf-faz-maior-apreensao-de-drogas-do-orgao-no-pais-em-2023-com-25-toneladas-de-maconha-em-sc-fotos.ghtml

 

https://www.google.com.br/search?q=Uma+tonelada+e+meia+de+drogas+no+navio+apreendidos&sca_esv=579969189&sxsrf=AM9HkKkP5TTmlrqvDKDKZKhyB37mtv9aPA%3A1699326035949&source=hp&ei=U6hJZcfaN8rO1sQP7cia-Ao&iflsig=AO6bgOgAAAAAZUm2Y0s-pjOeLcg_j0vFQEspOWqHN5XW&ved=0ahUKEwiH0Onl8rCCAxVKp5UCHW2kBq8Q4dUDCAo&uact=5&oq=Uma+tonelada+e+meia+de+drogas+no+navio+apreendidos&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IjJVbWEgdG9uZWxhZGEgZSBtZWlhIGRlIGRyb2dhcyBubyBuYXZpbyBhcHJlZW5kaWRvczIFECEYoAFI4_cBUIAdWJzgAXAGeACQAQCYAcYBoAGzOqoBBDAuNDW4AQPIAQD4AQGoAgrCAgcQIxjqAhgnwgIEECMYJ8ICCxAAGIAEGLEDGIMBwgILEC4YgAQYsQMYgwHCAgsQLhiABBjHARivAcICCxAuGIoFGLEDGIMBwgIFEAAYgATCAgUQLhiABMICERAuGIAEGLEDGIMBGMcBGNEDwgIIEAAYgAQYsQPCAgsQABiKBRixAxiDAcICBxAAGIoFGEPCAggQLhiABBixA8ICDRAAGIoFGLEDGIMBGEPCAgYQABgWGB7CAggQABgWGB4YD8ICBRAAGKIEwgIIECEYFhgeGB3CAgUQIRiSAw&sclient=gws-wiz

 

Pensamento: Droga é o segundo copo de água quando o primeiro matou a sede.

 

 

Yoko Ono