A VERDADE NA INTERNET

quarta-feira, 17 de abril de 2024

 


AEDES AEGYPI OU O AEDES ALBOPICTUS

 

     Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelos Aedes.

     Alerta é de técnica da OMS; mosquito já pode ser encontrado, por exemplo, em montanhas do Nepal, da Colômbia e países da região andina.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

17 abril 2024 - 14h36

 

     Mosquito Aedes aegypti pernilongo com manchas brancas e fundo branco.

    

     Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo estão sob risco de infecções transmitidas por mosquitos do tipo Aedes - seja o Aedes aegypi ou o Aedes albopictus que, juntos, respondem por doenças como: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O alerta é da líder da equipe sobre arbovírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Diana Rojas Alvarez. 

 

     Ao participar - por videoconferência - de encontro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília, Diana destacou que a estimativa é que esse número – quatro bilhões - aumente em mais um bilhão ao longo das próximas décadas, sobretudo, por conta de fatores como o aquecimento global e a adaptação do Aedes a grandes altitudes. O mosquito, segundo ela, já pode ser encontrado, por exemplo, em montanhas do Nepal e da Colômbia, além de países da região andina. 

 

     Notícias relacionadas

 

     Surto de dengue acende alerta para cuidados com piscinas

 

     Febre oropouche tem alta no Brasil; saiba diferenciá-la da dengue.

 

     Veja os perigos da dengue para crianças de até 5 anos.

 

     Surtos

     A OMS monitora ativamente surtos e epidemias de dengue em pelo menos 23 países, sendo 17 nas Américas - incluindo o Brasil.

 

     Segundo Diana, os casos da doença aumentaram consistentemente ao longo das últimas quatro décadas. Em 2023, entretanto, houve o que ela chamou de aumento muito significativo tanto de casos como de mortes pela doença.

 

 

 

     “Um novo recorde”, disse, ao citar mais de seis milhões de casos reportados e mais de sete mil mortes por dengue em 80 países. 

 

     Para Diana, a expansão de casos se deve a fatores ambientais como o aumento das chuvas e, consequentemente, da umidade, o que favorece a proliferação do mosquito, além da alta das temperaturas globais, ambos fenômenos provocados pelas chamadas mudanças climáticas.

 

     Ela disse, ainda, que é imprescindível melhorar a comunicação de casos e os sistemas de vigilância dos países em relação a arboviroses para ampliar ações de prevenção e combate em saúde pública.

 

     Comentário:

     Descobriram a fonte da salvação mundial. Viram que o mundo está no abismo do extermínio de todas as vidas na Terra resolveram enviar o mosquito Aedes aegypi  e o Aedes albopictus como o carrasco e salvador do mundo. Com essa estimativa de mais de 4 bilhões de seres humanos sacrificados por esses mosquitos vão conseguir diminuir a explosão demográfica mundial e não vai haver crime e nem criminosos para acusar nos bancos dos réus. Nem as guerras mundiais conseguiram essa façanha. Esses mosquitos criminosos vão ser no futuro os heróis da humanidade. Vão receber os louros da vitória macabra de Davi e Golias.  O que o homem não conseguiu fazer o inseto Aedes foi o herói. Se essa premonição se realizar a humanidade estará livre da extinção no ano de 2100.

 

Ernani Serra

 

https://www.google.com.br/search?q=quatro+bilh%C3%B5es+podem+morrer+pelo+aedes+&sca_esv=3a3d99a76b27b006&source=hp&ei=83YgZtrtHtXa1sQP87y4sAY&iflsig=ANes7DEAAAAAZiCFA7mRnl5DEAcsydl0hdIczVCalFnE&udm=&ved=0ahUKEwias7T4zcqFAxVVrZUCHXMeDmYQ4dUDCA0&uact=5&oq=quatro+bilh%C3%B5es+podem+morrer+pelo+aedes+&gs_lp=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_CAgUQIRifBZgDGJIHBjEuMzUuNKAHqMQB&sclient=gws-wiz

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Exterm%C3%ADnio

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Explos%C3%A3o+demogr%C3%A1fica

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=FIM+DO+MUNDO

Pensamento: A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte.

Isaac Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário